quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Lançamento do livro: Perdão - Onde saúde e espiritualidade se encontram.

Obra composta por 4 capítulos, com 24 artigos, em 343 páginas. Ela surge ao âmbito do II Encontro de Espiritualidade e Saúde da Santa Casa e do X Simpósio de Aconselhamento e Psicologia Pastoral da Faculdades EST.

Sabe-se que a vida está cheia de desencontros. Eles se dão na vida pessoal, familiar e comunitária. Desencontros estão carregados de divisões e, muitas vezes, também de ódios e violência. O perdão é a possibilidade do encontro, daí o nome “onde saúde e espiritualidade se encontram”. O perdão traz consigo a superação dos conflitos e a restauração da saúde.

O 1º capítulo (6 artigos) é uma introdução ao tema, e traz o seguinte conteúdo: perdoar faz bem à saúde, visão judaica do tema, perdão cristão como um desafio, o que aprendi com o perdão, perdoar para não se perder, o perdão na esfera pública.

O 2º capítulo (7 artigos) trata do perdão como uma caminhada espiritual, ou seja, como ele é visto do ponto de vista do sagrado. O conteúdo aborda a perspectiva teológica, bíblica, a visão de Lutero, a “'mística” cristã, o acompanhamento espiritual hospitalar a pacientes diante da morte, o personagem bíblico José e uma visão da arte a partir de um quadro de Rembrandt.

O 3º capítulo (6 artigos) traz a abordagem do tema na visão da psicologia, com a seguinte reflexão: perdão como ferramenta terapêutica, ressentimento e perdão em Dom Casmurro (Machado de Assis), traição e violência entre casais, violência doméstica, complexos familiares e a escala do perdão.

O 4º capítulo (5 artigos) aborda o tema em sua relação com a vida diária, enfatizando a possibilidade do perdão, como ele é tratado/visto pelos povos indígenas, o aspecto judicial e sua relação na história brasileira.

O livro aborda vários aspectos do tema “perdão”, sob pontos de vista complementares. É um livro de fácil compreensão tanto para acadêmicos quanto para pessoas que simplesmente querem aprofundar seus conhecimentos. Além disto, pode também ser usado em comunidades eclesiais, como reflexão e estudo em pequenos grupos (OASE, estudo bíblico, presbitérios, diretorias e outros).


O lançamento oficial foi na Faculdades Est, auditório prédio H, no dia 18/01/2017 as 17h com a presença dos organizadores e de vários autores dos textos e artigos que foram incorporados a obra. Veja a seguir a fotos deste encontro.











Perdão: Onde saúde e espiritualidade se encontram
Karin Wondracek, Maria Aparecida S. Brigido, Nilton E. Herbes, Thomas Heimann (Orgs.)

344 páginas – 16x23cm
Para adquirir o seu exemplar acesse: http://migre.me/vVFDM


Imagens do lançamento!











Nenhum comentário:

Postar um comentário