segunda-feira, 5 de setembro de 2016

PALESTRA DO PROFESSOR WILHELM WACHHOLZ

MEGASTORE CPAD/RJ – Dia 27/08/2016


Visando as comemorações dos 500 anos da Reforma, a Editora Sinodal, em parceria com a Megastore da CPAD no centro do Rio de Janeiro, promoveu com apoio da CIL (Comissão Interluterana de Literatura) no dia 27 de agosto uma palestra proferida pelo professor Wilhelm Wachholz, intitulada “Martim Lutero: vida, obra e teologia”. A palestra estava dividida em três partes.
Na primeira parte, o professor abordou a biografia de Lutero, desde se nascimento, batismo, vida familiar, estudos e, finalmente, a vida monástica no Convento dos Eremitas Agostinianos em Erfurt.

A segunda parte da palestra foi reservada para a teologia de Lutero, isto é, a redescoberta evangélica. Pretendendo a paz com Deus, Lutero ingressou no monastério, pois entendia que essa seria a forma plena de cumprir o primeiro mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma”.
Lutero entendia que Deus era justo e, como Juiz justo, exigia que o ser humano se tornasse justo diante de Deus. Assim, justo, o ser humano teria a graça com mérito. A partir da Carta de Paulo aos Romanos, Lutero descobre, finalmente, que a justiça de Deus não é ativa, isto é, exigência de Deus, mas é justiça passiva, pela qual, através de Jesus Cristo, Deus torna justas (justifica!) as pessoas pela graça através da fé. Assim, a fé em Cristo liberta o ser humano de si, de seu egocentrismo e  coloca-o como pessoa cristã (pessoa em Cristo!) a serviço do melhoramento do outro e do mundo.
O ser humano justificado por Deus, liberto pela fé, torna-se servidor no mundo através dos três estamentos, a saber, na igreja/sacerdócio geral das pessoas crentes, na vida doméstica/familiar/econômica e na política/secular. Através de sua ação pelos estamentos, o ser humano cristão evidencia-se como ser ético, ou seja, revela pelos frutos a árvore da qual procede. Logo após a palestra, houve um tempo para perguntas ao palestrante e uma sessão de autógrafos de seu livro “História e Teologia da Reforma”.
Segundo o professor Wachholz, a participação dos presentes tornou aquele momento muito especial, bem como o apoio e o cuidado que recebeu dos irmãos e amigos da Livraria Megastore da CPAD (Casa Publicadora das Assembleias de Deus). Registro aqui nossos agradecimentos ao irmão Charles, gerente da livraria pela presteza e parceria.

Eliseu da Cunha/Gerente de Marketing e Vendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário