terça-feira, 7 de julho de 2015

As possibilidades e desafios do viver a dois

Não é fácil compreender a complexidade de uma relação conjugal. O “viveram felizes para sempre” é uma busca e um desafio cotidianos. Ao longo dos anos, muitos são os conflitos que podem afetar a qualidade do relacionamento, e o enfrentamento deles nem sempre é fácil, até mesmo porque existe uma ideia compartilhada de que “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher” ou “roupa suja se lava em casa”.

Com base no tema, a Editora Sinodal lança o livro Viver a Dois – Oportunidades e desafios da conjugalidade, organizado por Adriana Wagner, Clarisse Mossmann e Denise Falcke. A obra apresenta os principais aspectos que influenciam a qualidade da vida a dois e expõe maneiras efetivas e eficazes para que os casais encaminhem suas divergências antes que a relação adoeça.

O livro baseia-se em uma pesquisa liderada pelo Núcleo de Pesquisa Dinâmica das Relações Familiares da UFRGS, que avaliou 750 casais de 67 municípios do Rio Grande do Sul. “É a pesquisa, com esse foco, que reuniu a maior amostra de casais que já coletamos”, comenta Adriana Wagner, coordenadora da pesquisa e uma das organizadoras do livro. “Ela revelou que todos os casais têm conflitos, até mesmo os que vivenciam os maiores níveis de qualidade conjugal”, acrescenta Adriana, que explica que a diferença entre os casais está na maneira como encaminham e resolvem seus conflitos.

Em sete capítulos, o livro apresenta como os casais avaliam seu relacionamento; como se caracterizam os conflitos; as possibilidades de resolução; as repercussões nos filhos; a violência conjugal e uma proposta de Educação Conjugal. Conforme Adriana, a grande intensidade de conflitos e a violência gera um profundo mal-estar entre os cônjuges, repercutindo também na saúde mental dos filhos. “É muito importante proteger os filhos dos conflitos que dizem respeito somente ao casal”, explica. O livro apresenta ainda as estratégias que os casais pesquisados utilizam para encaminhar e resolver seus conflitos, além de mostrar outras maneiras para a sua resolução.

O livro Viver a Dois – Oportunidades e Desafios da Conjugalidade já está disponível para aquisição através do site www.editorasinodal.com.br ou na Livraria Sinodal, localizada no Morro do Espelho, em São Leopoldo. Ele será lançado em evento público no dia 24 de agosto na Livraria Cultura em Porto Alegre.

Sobre
Editora Sinodal
Organizado por Adriana Wagner, Clarisse Mossmann e Denise Falcke
116 páginas
16x23cm


Nenhum comentário:

Postar um comentário